sexta-feira, 31 de agosto de 2018
Universidade e sociedade 2
UFSB
DATA:31 DE AGOSTO DE 2018
DISCENTE:VALDIR ALVES
DOCENTE:VANNER
DISCURSOS DO TRABALHO FINAL DO COMPONENTE UNIVERSIDADE E SOCIEDADE
DATA:31 DE AGOSTO DE 2018
DISCENTE:VALDIR ALVES
DOCENTE:VANNER
DISCURSOS DO TRABALHO FINAL DO COMPONENTE UNIVERSIDADE E SOCIEDADE
Parte 1 Williamis
Estamos crescendo
Ao final do ensino médio vem diversas dúvidas a cerca do que venha a ser a vida adulta, bom! A vida adulta vocês estão tendo a oportunidade de ver.
Eu aqui no papel de palestrante tentando passar um pouco do que venha a ser um adulto, um pai, um amigo, uma pessoa com deveres antes distante, mais hoje os mesmos estão tão próximos e presentes que chega a doer, mais essa é a vida adulta e vocês estão descobrindo um mundo totalmente novo e inexplorável onde os deveres e desafios serão cúmplices de um mesmo desejo, o vencer!.
Bem vamos lá… Eu Williamis venho aqui dizer! A universidade não deveria ser um lugar de poucos e sim de todos, o que eu estou vivendo e tendo a oportunidade de aprender enquanto discente logo logo vocês educandos do ensino médio estarão bebendo dessa mesma água do saber, desde Sócrates até Stiven walckens, todos nós buscamos o mesmo objetivo que é crescer enquanto pessoas ontem crianças mas tão rápido quanto 24 horas de um dia é nossa vida, ontem fetos, hoje pessoas com diferenças gritantes que chega a incomodar o outro, mas cada ser humano é único desde as suas digitais até o DNA, gente! Não quero ser um palestrante cheio de esquemas e palavras pré fabricadas, mas dizer! Que a vida universitária trás emponderamento em saber que estamos em um lugar onde vamos ter a oportunidade de potencializar todos os nossos saberes e sentir enquanto pessoas adultas e emponderadas de um intelecto único.
Na universidade será aberta novas portas do conhecimento, eu digo a vocês que venham beber dessa água altamente concentrada em saberes,onde tudo será de extrema utilidade para suas carreiras futuras desde já a todos os presentes aqui vejam seu colega como uma pessoa digna que ele é,e nunca como um concorrente, para eu estar discursando aqui nesse momento houve uma série de etapas desde a instrução do docente Vanner que nos instruiu até Valdir que está sentado ali na mesa dirigindo e tentando através de imagens intercalar a minha mensagem que aqui vos passo tentando impactar a mente de todos vocês onde o objetivo de Williamis eu! Anderson,Joice e Beatriz que virão a discursar a seguir.
O nosso foco é trazer vocês para o nosso Cuni e para nossa instituição que é a UFSB Universidade Federal Do Sul Da Bahia, sei que somos uma universidade nova,mais que já estamos quebrando paradigmas e trará pessoas como vocês e como eu que estou fazendo parte desse projeto de uma universidade nova onde o juntar de saberes e a partilha dos mesmos é o objetivo principal, é fazer de você enquanto discente um ser de valor para o mundo competitivo e imediatista, difícil vai ser;mais quem disse que seria fácil? Espero aos que venham a ter a oportunidade de fazer parte desse mundo tão incrível e emponderador que é a universidad
Parte 2 Anderson
Público aqui presente tudo que o meu nobre colega acabou aqui de falar se fosse um prato típico ele teria feito em palavras a discrição fidedigna do que seria o sabor desse alimento, eu Anderson sou a prova do quanto a universidade é transformadora se hoje eu estou aqui na posição de um palestrante que não sou,mais estou.Só em pensar que ano passado eu estava sentado assim como vocês educandos e “com um medo” de entrar nesse mundo que é a universidade, gente!Logo eu que vivi os percalços do ensino médio assim como vocês estão vivendo, tirem as dúvidas da cabeça de vocês e só deixem certezas, certeza que você pode, que você consegue que a montanha não é tão alta quanto parece vamos lá burlem esse sistema mais não é burlar trapaceando e sim burlar esse sistema opressor seletivo e descriminatório que a anos nos impõe rótulos,mostre que você “é o cara”. Falando essas coisas lembrei de um trecho de uma música de um célebre artista que cantou em versos,talvez com precisão cirúrgica do que seria o nosso país hoje e que já era o mesmo no passado, Cazuza cantava assim “disparo contra o sol sou forte sou por acaso minha metralhadora cheia de mágoas eu sou um cara” talvez vocês hoje estejam passando por essa mesma situação que a música retrata mais quero dizer a vocês eu Anderson Silva sou a prova que a universidade é transformadora e transforma a quem a ela tem a oportunidade de adentrar.
Parte 3 Beatriz
Tudo que foi dito e mostrado á vocês só reforça o quanto a educação é transformadora nos seus vários níveis de formação desde o fundamental ao médio e ao superior estamos vivendo nesse momento um sonho nosso,que é passar um pouco do que estamos vivenciando na universidade. Não é nossa intenção ser um fake news palavra essa que todos vocês conhecem e nem tão pouco sermos alienadores das suas mentes, mais o papel da educação é fazer com que você educando venha a ter um pensamento crítico objetivo e imparcial a cerca de tudo que nos cerca,você é o amanhã você faz o seu amanhã, e esse amanhã quando bem feito fará o amanhã de muitos outros.
Só quero encerrar dizendo que a educação é o caminho mais curto entre a infelicidade e a felicidade, e quero lembrar mais uma vez a vocês que a universidade não é só minha, e sim de todos vocês que chegarão a ela com seus méritos. Prazer eu sou UFSB e que todos sejam bem vindos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário