sábado, 4 de maio de 2019

Universidade: Um modelo de Intervenção


Segundo Boaventura de Souza Santos, a universidade, tal como a conhecemos, pode terminar neste momento, a menos que os acadêmicos não-orientados-para-o-mercado consigam levar a sua luta para fora das paredes da universidade e encontrem ou estabeleçam alianças na sociedade, em sentido amplo.
Diante desta ideia percebemos que com frequência a universidade se torna um período de transição mais amplo do desenvolvimento vocacional e interpessoal, onde a universidade deve contribuir cada vez mais para o desenvolvimento de pessoas facilitando o conhecimento, as atitudes diante das competências para enfrentarem os desafios socioeconômicos e políticos dentro do mundo que estamos agora e num vindouro.
Tratando assim consideramos que a universidade e o contexto planetário devem articular serviços de apoio psicossocial e ofertar um conjunto de recursos que responda a dificuldade de grupos específicos que compõem o corpo estudantil.
Partindo desse ponto de vista vemos que a universidade não se pode fechar aos dramas da nossa realidade, há uma necessidade de medidas educativas numa sucessão de ensinamentos cujo valor é somatório e necessário para a educação dos seres humanos. Tanto na pratica como na teoria o sistema educacional necessita por um acesso entre o ser e o saber quebrando os muros entre a universidade e o mundo, causando um ajustamento pessoal benéfico em ambas as partes.
https://www.fflch.usp.br/338


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