sábado, 14 de julho de 2018

PARA QUE SERVEM AS ESCOLAS? PARA QUE SERVE A EDUCAÇAO?

Para respondermos essas duas questões é um exercício muito difícil e bastante contraditório para qualquer estudante, pois o modelo de escola pública que hoje é nos apresentando é bastante decadente e nos deixa preocupados, não simplesmente pela falta de estrutura física ou despreparo/motivação de muitos professores, mas pela incapacidade real dos alunos serem impactados com o conhecimento tornando a escola uma verdadeira atrapalhação ou obrigação.
A escola, segundo a enciclopédia livre, é um local ou instituição concebida para o ensino de alunos sob a direção de professores. Em outras palavras, podemos dizer que escola é um local onde o indivíduo se prepara para a vida seguindo um caminho positivo ou negativo. Fazendo uma análise aprofundada acerca das escolas públicas ressaltamos que a mesma perdeu sua essência, seu valor e assim deixando as escolas privadas se tornarem o que podemos chamar de padrão, diante disso muitos alunos a enxerga sem perspectiva, se sentem em desvantagem, apenas passam na escola e de lá nada absorvem. Não podemos responsabilizar esse caos a escola somente e nem tal pouco os professores mas a um modelo de educação que despreza a função social, as diferentes culturas, as etnias.
Após expormos acerca da serventia da escola não poderíamos esquecer que a educação é muito valiosa pois nos dá uma noção de conhecimentos de antepassados garantindo o repasse de transformações ao longo do tempo.
Escola e educação andam juntos, mas devemos saber separar as duas, educação é instrução numa formação geral enquanto por outro lado a escola é um pedaço da educação. Segundo o filosofo, Mario Sergio Cortella, “a escola ajuda a família na educação dos filhos e não a família que tem de ajudar a escola na educação”. Diante disso afirmamos que educação começa no rol familiar e que a família tem de cumprir com o seu papel ajudando a escola lapidar os indivíduos desde a formação cultural até seu caráter que vai levar pra vida toda.
Hoje observamos que para ingressar numa universidade dentro dos melhores cursos ou áreas de melhor remuneração o indivíduo tem de ter uma educação básica bem preparada sujeitando-se ainda a passar por um processo seletivo, onde apenas os bons alunos e melhores conseguem êxito. Retrocedemos um pouco ao meado do século XIX, isso lá pros anos 50 vemos uma educação onde apenas uma parte da elite tinha acesso o índice de analfabetismo alto e o papel da família era formar o filho, que consequentemente já era inserido no mercado de trabalho. Fazendo uma comparação com a educação atual, dizemos que a escola atual está bem melhor em questão de informação, capacidade, transmissão, índice de analfabetismo reduzido, mas, com uma qualidade medíocre e uma metodologia de aplicar o conhecimento arcaica como se fosse pra esse alunado de antigamente é preciso conscientizar que não temos mais o mesmo alunado do passado.

Com a educação podemos decidir como mudar nossa vida, abrindo nossos olhos e nos ensinando a ver a vida como ela é e com clareza nos ajuda a avançar como cidadão com integralidade e caráter.
(centroedraiodesol.blospot.com)

3 comentários: