terça-feira, 4 de setembro de 2018

EXPERIÊNCIA DO SENSÍVEL




COARACI 1 DE SETEMBRO DE 2018

                                              AQUI É UNIVERSIDADE



    PALAVRAS ME FALTARAM  PARA DESCREVER O QUE FOI ESSE COMPONENTE ,NÃO SOU BOM COM AS PALAVRAS ENTÃO VOU DEIXAR IMAGENS,JÁ QUE ESSE É UM DOS PONTOS MAIS FORTES DESSA GALERA QUE É A EXPRESSÃO. 




sexta-feira, 31 de agosto de 2018


Universidade e sociedade 2

UFSB
DATA:31 DE AGOSTO DE 2018
DISCENTE:VALDIR ALVES
DOCENTE:VANNER

       DISCURSOS DO TRABALHO FINAL DO  COMPONENTE  UNIVERSIDADE E SOCIEDADE 

Parte 1 Williamis
Estamos crescendo


     Ao final do ensino médio vem diversas dúvidas a cerca do que venha a ser a vida adulta, bom! A vida adulta vocês estão tendo a oportunidade de ver.
Eu aqui no papel de palestrante tentando passar um pouco do que venha a ser um adulto, um pai, um amigo, uma pessoa com deveres antes distante, mais hoje os mesmos estão tão próximos e presentes que chega a doer, mais essa é a vida adulta e vocês estão descobrindo um mundo totalmente novo e inexplorável onde os deveres e desafios serão cúmplices de um mesmo desejo, o vencer!.
Bem vamos lá… Eu Williamis venho aqui dizer! A universidade não deveria ser um lugar de poucos e sim de todos, o que eu estou vivendo e tendo a oportunidade de aprender enquanto discente logo logo vocês educandos do ensino médio estarão bebendo dessa mesma água do saber, desde Sócrates até Stiven walckens, todos nós buscamos o mesmo objetivo que é crescer enquanto pessoas ontem crianças mas tão rápido quanto 24 horas de um dia é nossa vida, ontem fetos, hoje pessoas com diferenças gritantes que chega a incomodar o outro, mas cada ser humano é único desde as suas digitais até o DNA, gente! Não quero ser um palestrante cheio de esquemas e palavras pré fabricadas, mas dizer! Que a vida universitária trás emponderamento em saber que estamos em um lugar onde vamos ter a oportunidade de potencializar todos os nossos saberes e sentir enquanto pessoas adultas e emponderadas de um intelecto único.
     Na universidade será aberta novas portas do conhecimento, eu digo a vocês que venham beber dessa água altamente concentrada em saberes,onde tudo será de extrema utilidade para suas carreiras futuras desde já a todos os presentes aqui vejam seu colega como uma pessoa digna que ele é,e nunca como um concorrente, para eu estar discursando aqui nesse momento houve uma série de etapas desde a instrução do docente Vanner que nos instruiu até Valdir que está sentado ali na mesa dirigindo e tentando através de imagens intercalar a minha mensagem que aqui vos passo tentando impactar a mente de todos vocês onde o objetivo de Williamis eu! Anderson,Joice e Beatriz que virão a discursar a seguir.
O nosso foco é trazer vocês para o nosso Cuni e para nossa instituição que é a UFSB Universidade Federal Do Sul Da Bahia, sei que somos uma universidade nova,mais que já estamos quebrando paradigmas e trará pessoas como vocês e como eu que estou fazendo parte desse projeto de uma universidade nova onde o juntar de saberes e a partilha dos mesmos é o objetivo principal, é fazer de você enquanto discente um ser de valor para o mundo competitivo e imediatista, difícil vai ser;mais quem disse que seria fácil? Espero aos que venham a ter a oportunidade de fazer parte desse mundo tão incrível e emponderador que é a universidad



Parte 2 Anderson


   Público aqui presente tudo que o meu nobre colega acabou aqui de falar se fosse um prato típico ele teria feito em palavras a discrição fidedigna do que seria o sabor desse alimento, eu Anderson sou a prova do quanto a universidade é transformadora se hoje eu estou aqui na posição de um palestrante que não sou,mais estou.Só em pensar que ano passado eu estava sentado assim como vocês educandos e “com um medo” de entrar nesse mundo que é a universidade, gente!Logo eu que vivi os percalços do ensino médio assim como vocês estão vivendo, tirem as dúvidas da cabeça de vocês e só deixem certezas, certeza que você pode, que você consegue que a montanha não é tão alta quanto parece vamos lá burlem esse sistema mais não é burlar trapaceando e sim burlar esse sistema opressor seletivo e descriminatório que a anos nos impõe rótulos,mostre que você “é o cara”. Falando essas coisas lembrei de um trecho de uma música de um célebre artista que cantou em versos,talvez com precisão cirúrgica do que seria o nosso país hoje e que já era o mesmo no passado, Cazuza cantava assim “disparo contra o sol sou forte sou por acaso minha metralhadora cheia de mágoas eu sou um cara” talvez vocês hoje estejam passando por essa mesma situação que a música retrata mais quero dizer a vocês eu Anderson Silva sou a prova que a universidade é transformadora e transforma a quem a ela tem a oportunidade de adentrar.



Parte 3 Beatriz

Tudo que foi dito e mostrado á vocês só reforça o quanto a educação é transformadora nos seus vários níveis de formação desde o fundamental ao médio e ao superior estamos vivendo nesse momento um sonho nosso,que é passar um pouco do que estamos vivenciando na universidade. Não é nossa intenção ser um  fake news palavra essa que todos vocês conhecem e nem tão pouco sermos alienadores das suas mentes, mais o papel da educação é fazer com que você educando venha a ter um pensamento crítico objetivo e imparcial a cerca de tudo que nos cerca,você é o amanhã você faz o seu amanhã, e esse amanhã quando bem feito fará o amanhã de muitos outros.
Só quero encerrar dizendo que a educação é o caminho mais curto entre a infelicidade e a felicidade, e quero lembrar mais uma vez a vocês que a universidade não é só minha, e sim de todos vocês que chegarão a ela com seus méritos. Prazer eu sou UFSB e que todos sejam bem vindos.

 


FONTE:HISTORIASCOMVALOR.COM.BR
  

COARACI 5 DE AGOSTO DE 2018



                                            BEM VINDO AO TRIBUNAL


      HOJE ESTAMOS EXERCITANDO O NOSSO DIREITO ENQUANTO PESSOAS NESSE TRIBUNAL QUE FOI MONTADO PARA DISCUTIRMOS OS PRIMÓRDIOS DA UNIVERSIDADE AO LONGO DA HISTÓRIA DO MUNDO DESDE DE PLATÃO ATÉ AVERRÓIS,ONDE SERA JULGADO OS RUMOS DA UNIVERSIDADE DESDE DA SUA CRIAÇÃO ATÉ O SÉCULO XVII.
     HOJE ESTOU NA POSIÇÃO DE JURADO ONDE ANALISAREI AS PARTES ENVOLVIDAS NO EMBATE QUE IREI PRESENCIA HOJE,SEI QUE TEREI A OPORTUNIDADE VER BONS DEBATES, ASSIM ESPERO JÁ QUE ESTOU EM UMA SALA BASTANTE DIVERSIFICADA E COM PESSOAS COM CAPACIDADES FORA DA CURVA,ISSO PRA MIM SERÁ UMA COISA NOVA NA MINHA VIDA, E SEI QUE SOU MOVIDO A DESAFIOS.
    ABRIMOS A RODADA DE DEFESA DA UNIVERSIDADE COM VALDIR  ONDE ELE TEVE VINTE MINUTOS PRA FALAR E DEFENDER A UNIVERSIDADE DESDE  DOS SEUS PRIMEIROS ESBOÇOS ATÉ O MODELO    QUE A CONHECEMOS,VALDIR PASSOU SUA MENSAGEM E CONFESSO ANOTEI ALGUNS PONTOS RELEVANTES,EM SEGUIDA VEIO ALEX ONDE O PAPEL DELE SERIA O DE ACUSADOR ,MAS  LOGO NO COMEÇO DA SUA FALA ELE COMEÇOU A FAZER O PAPEL DE DEFENSOR,ISSO ME DEIXOU INTRIGADO.
     E COM ISSO SEGUIU O JULGAMENTO ONDE FORAM COLOCADOS DIVERSOS PONTOS DE VISTA CONFESSO QUE, ALGUNS INTERESSANTES  EM OUTROS NEM TANTO,MAS SEGUIMOS E EM ALGUNS MOMENTOS OUVE DISCURÇÕES EM OUTROS  DEFESAS ACALORADAS, MAS TUDO É VALIDO E FOI UM'' BANHO'' COMO VALDIR FALOU.
   FECHAMOS COM UM VEREDITO E COM O DOCENTE  VANNER FALANDO AS SUAS IMPRESSÕES A CERCA DO QUE FOI O TRIBUNAL DA UFSB,NÃO HOUVE VENCEDORES ,E SIM MOSTROU QUE SOMOS MADUROS O SUFICIENTE PRA DIRIGIRMOS NOSSAS VIDAS

domingo, 2 de setembro de 2018


UNIVERSIDADE E SOCIEDADE

UFSB
DATA:31 DE AGOSTO DE 2018
DISCENTES: VALDIR ALVES,ANDERSON SILVA,MARCOS IRAN,WILLIAMES SILVA CAMPOS,JOICE TEODORA,BEATRIZ ALMEIDA
DOCENTE:VANNER









                                              UNIVERSIDADE  É  PARA TODOS


     HOJE DIA 31 DE AGOSTO CHEGAMOS AQUI AO COLÉGIO ALMAKAZIR PARA TENTAR PASSA EM 20 MINUTOS TUDO QUE APRENDEMOS NO COMPONENTE DE US ONDE O OBJETIVO É TRAZER  PARA O ANO DE 2019 MAIS PESSOAS PARA ESSE MUNDO DO ENSINO SUPERIOR,O DESAFIO FOI DADO AO NOSSO GRUPO ONDE PARA ALGUNS FOI UMA COISA NOVA,ESSE MUNDO DO ENSINO SUPERIOR É UM MUNDO EMPODERADOR ONDE AS TRANSFORMAÇÕES SÃO VISÍVEIS NA EXPRESSÃO E NAS ATITUDES DE TODOS OS ENVOLVIDOS NESSE MINI SEMINÁRIO
     HOUVE NO COMEÇO QUANDO CHEGAMOS AO COLÉGIO UM ESPANTO DE ALGUNS, ERA VISÍVEL PESSOAS QUE ANTES COLEGAS DE ENSINO MÉDIO HOJE RETORNA AO COLÉGIO COMO UNIVERSITÁRIOS,TUDO PRONTO? SIM VAMOS LÁ!!! DEMOS INICIO AOS DISCURSOS COM WILLIAMIS QUE COM UMA FALA SIMPLES MAIS ARROJADA COMEÇOU COM UM DISCURSO QUE ABORDAVA TODO MOMENTO QUE VIVEMOS DESDE DO ENSINO MÉDIO ATÉ O SUPERIOR,PERCEBEMOS CARAS E BOCAS DE ESPANTO MAIS AO FINAL DA PRIMEIRA PARTE DO DISCURSO PERCEBÍAMOS PESSOAS MAIS RELAXADAS COM A PALESTRA.
      ENTÃO COMEÇAMOS COM A SEGUNDA PARTE DO NOSSO DISCURSO COM NOSSO COLEGA MARCOS IRAN QUE COM UMA POSTURA FIRME ACABOU MOSTRANDO MELHOR O QUE VENHA A SER O MUNDO UNIVERSITÁRIO E CONSEGUIU COM SEU JEITO SERIO TRAZER O PUBLICO PARA O NOSSO MUNDO,MUNDO ESSE QUE NOS TRAZ SABERES ANTES NUNCA PENSADOS COM ISSO FECHAMOS A SEGUNDA PARTE,COM UM PUBLICO MAIS ATENTO.
     PARTIMOS PRO TERCEIRO PALESTRANTE QUE FOI ANDERSON SILVA,QUE TROUXE UM POUCO DAS SUAS DIFICULDADES  DURANTE O ENSINO MÉDIO QUANDO ALUNO E COM ISSO PERCEBÍAMOS OLHARES DE APROVAÇÃO DE ALGUNS TALVEZ POR ESTÁ PASSANDO PELA MESMA SITUAÇÃO QUE ELE PASSOU,MAIS CONSCIENTES QUE TUDO PASSA ATÉ AS DIFICULDADES,COM ISSO MOSTRÁVAMOS  IMAGENS DE ALGUMAS SITUAÇÕES DO DIA A DIA ONDE A INTENÇÃO ERA QUE TODOS REFLETISSEM.
    VEM  BEATRIZ COM SUA  ENERGIA JOVEM COM UM DISCURSO PRA FRENTE ONDE MUITOS ALUNOS CONGELARAM OS SEUS OLHARES NA PALESTRANTE QUE TRAZIA TODO O SEU ENTUSIASMO, FEZ COM QUE TODOS SEGURASSEM O FÔLEGO ESPERANDO UM ÁPICE DO SEU DISCURSO E ELE VEIO QUANDO ELA CONVIDOU TODOS PARA O NOSSO MUNDO,HOUVE PALMAS E OLHARES DE SATISFAÇÃO.
      E FECHAMOS COM VALDIR ALVES E JOICE TEODORA ONDE OS MESMOS RESPONDERAM DÚVIDAS DE TODOS, MAIS DENTRO DE TUDO QUE FOI APRENDIDO DENTRO DO COMPONENTE DE US  FOI POSSÍVEL ESCLARECER  AS DÚVIDAS DE TODOS QUE SE FAZIAM PRESENTES NAQUELE ESPAÇO.
      FECHAMOS O QUADRIMESTRE COM UMA CERTEZA QUE TODO O APRENDIZADO FOI VÁLIDO,E 

universidade e sociedade






Coaraci 21 de agosto de 2018 Diário de bordo


                                                 MUDANÇAS PRA JÁ...


FONTE:JOVEMNERD.COM.BR





                                                 
  O SER HUMANO E SUAS MUDANÇAS QUE SÃO MUITAS E DESAFIADORAS,MAS O HOMEM É UM SER  ACOSTUMADO A MUDANÇAS E ESSAS MESMAS ESTÃO  PRESENTES NO SEU DIA A DIA SEJA EM TOMA CAFÉ FORA DE CASA OU MUDAR DE EMPREGO ETC...
    PIERRY LÉVI MOSTRA TUDO QUE VEM ACONTECENDO DESDA AUTOMAÇÃO COMERCIAL ATÉ A CHEGADA DOS COMPUTADORES QUE VEIO PRA AJUDA E EM OUTROS CASOS ATRAPALHA E TUDO QUE CERCA O HOMEM MODERNO NESSE MUNDO DE MUDANÇAS RÁPIDAS,ONDE TUDO É PRA JÁ.
     TALVEZ O MUNDO QUE VIVEMOS NÃO SERA O MESMO DAQUI 30 ANOS SEJA POR NOVAS PESSOAS OU PELO RETROCESSO, NÃO SABEMOS QUE TUDO ISSO QUE VIVEMOS SEJA UM SONHO OU APENAS UMA REALIDADE DURA QUE VEM NOS CERCADO DESDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL ATÉ OS DIAS ATUAIS.

quarta-feira, 18 de julho de 2018

Experiencia do Sensível: A folha da Aroeira

Foi nos proposto uma atividade para escolhermos acerca de uma folha que nos tem alguma representatividade, minha escolha foi a folha da aroeira. Lembro me que durante minha infância minha avo ao perceber algum sinal de gripe ou amigdalite logo éramos obrigados a beber chá de aroeira e tomar banho com a folha em infusão, nossa, era um sacrifício danado pois toda que éramos submetidos a esses chás ou banho tínhamos de ficar dentro de casa sem poder sair à noite.
Fazendo um estudo aprofundado acerca da aroeira iniciamos dizendo que nossa flora possui uma infinidade de espécies vegetais que possuem um incrível potencial econômico e que também servem de subsistência para inúmeras populações locais.
A aroeira é uma planta de pequeno a médio porte, atingindo entre 5 a 9 metros de altura e com tronco tipicamente reto, possuindo em torno de 50 a 80 cm de diâmetro. As flores da aroeira são pequenas e numerosas, possuindo coloração branco-amarelada a branco-esverdeada.
A casca, a raiz e as folhas são utilizadas em chás e infusões, contendo inúmeras indicações medicinais, sendo bastante utilizadas no tratamento de afecções respiratórias, febres, hemorragias, problemas de hipertensão, tumores, micoses, candidíase, afecções da pele, entre outras.
A aroeira é uma planta com diversos benefícios e inúmeras aplicações. Muitos estudos mostraram que ela possui propriedades anti-inflamatórias, cicatrizantes e antioxidantes, ajudando a melhorar muitos aspectos da saúde física e também sendo utilizada em diversos tipos de tratamentos medicinais.

terça-feira, 17 de julho de 2018

Experiencias do Sensivel: Viagem pelo Museu Nacional de Londres Tate Britain

Realizamos uma viagem virtual pelo Museu Nacional de Londres Tate Britain, onde nos foi apresentado o museu de arte que reúne obras de pintores e escultores de origem britânica.
Observamos que quem querer conhecer as obras do museu terá de passear em sentido anti-horário e as obras se encontram em ordem cronológica.
Um dos artistas que merece destaque é Joseph Mallord William Turner um verdadeiro mestre de história, paisagem e pintura marítima Descrito como o “pai da arte moderna”. Não é à toa que Turner se tornou o pintor mais famoso na Inglaterra. Turner tem uma área dedicada com seu nome no anexo do piso térreo, que é acessado pela sala 1940 e fica no caminho para ver as obras de William Blake.




http://www.viajonarios.com.br/tate-britain-museu-de-arte-de-artistas-britanicos)

Experiência do Sensível: Pensar no Sensível

Diante de uma necessidade urgente de solucionar o que Duarte Junior chama de  "crise da modernidade"  ele cria uma tese : O sentido dos sentidos: a educação (do) sensível, ao desenvolver o conteúdo se debate em 3 temas importantes : a supremacia econômica ditando as regras; o corpo com seus saberes que foi comparado a uma máquina e separado da mente racional e instrumental, compreendendo que a dualidade corpo/mente, subjacente à divisão sujeito/objeto, imprescindível à ciência, precisa ser superada focalizando um saber mais abrangente e integrado. Para o autor Saber está relacionado ao sensível e o conhecer ao inteligível.  
Com esta ideia podemos comparar o plano orientador da UFSB com essa tese e afirmar com evidencias que ambas trabalham com a ideia da educação do sensível, e ampliando para uma educação dos sentidos partindo de nosso cotidiano, evoluindo e chegando até o ensino da arte pautado nas vivências, experiências e reflexões pessoais dos alunos. A educação para Duarte Júnior compreende uma integração mais profunda do pensamento, do sentimento e da percepção, provocando maior sensibilidade em face da existência revelando-se como objetivo principal do ensino. Reconhecemos assim uma validade a educação dos sentidos que possa ser distribuída no ensino da arte, enfatizando a importância de prestarmos atenção a essa possibilidade de conhecer, de trocar energias pelo tato, pela pele, pelo olhar, desenvolvendo a sensibilidade. A atenção a esses sinais pode trazer mais sentido à existência de cada um, abrir-nos aos saberes do corpo e a uma vivência expressiva e transformadora, que pensamos ser significativa para a educação. Duarte Júnior destaca o perigo dos extremos tanto da sensibilidade quanto da acessibilidade e que a busca está no equilíbrio – se é que podemos afirmar que haverá um equilíbrio ou, melhor, uma reciprocidade – entre a compreensão do saber racional e o saber com o corpo para o entendimento mais amplo da vida e a reorientação do estar-no-mundo.

Tudo isso contribui para o desenvolvimento de pessoas mais plenas e inteiras nas suas relações com o mundo, criando princípios humanos sobre os quais poderemos elaborar novos parâmetros do conhecimento, para o saber mais fundamental: o saber viver.
(www.mdig.com.br)

Experiencia do Sensível: A Agua e meu Rio Almada

A água é um elemento precioso essencial estratégico o mais crítico e importante para a vida. Apesar de três quartos do planeta serem cobertos por  água, 3% é água doce e menos de 0,01% são águas  disponíveis para o consumo em rios e lagos. A demanda pela água doce é crescente, por isso salvar os rios é uma questão urgente de nossa sociedade. No rio Almada recordo me muito bem dos divertidos banhos de rio que tomava no, adorava quando chovia, pois sabia que suas aguas iriam subir e ficaria muito legal pra pular da ponte e deixar ser levado pela grande corrente de agua, lembro me como hoje, era muitíssimo divertido. A única diversão que tínhamos acerca do rio era apenas nas enchentes, pois no cotidiano o mesmo é mal tratado com desemboco de esgotos, lixos, e desflorestamento.
Dos afluentes do Rio Almada, só alguns possuem nomes registrados nos mapas. O primeiro deles, pelo lado esquerdo, com seis quilômetros de extensão, é o Ribeirão do Seco, logo depois de Almadina, em cuja nascente encontra-se um dos marcos que definem o limite norte desse município. Dezoito quilômetros abaixo está o pequeno e histórico Ribeirão Duas Barras, que desemboca próximo a Coaraci, e com cerca de quatro quilômetros. Bem próximo desse afluente surge o Ribeirão da Carniça que nasce na Serra do Cafundó, com apenas três quilômetros. O pequeno Ribeirão dos Virotes com seus quatro e meio quilômetros, nasce na serra da Palmeirinha e reforça o Ribeirão da Lagoa, a nordeste de Coaraci, e desemboca no Rio Almada 18 quilômetros depois, e mil e quinhentos metros abaixo da sede do município. Na União Queimada, o rio Almada recebe as águas do Ribeirão Braço do Norte, reforçado pelo Folha Podre, que juntos percorrem cerca de vinte quilômetros, nascendo próximo ao Distrito de Inema. Logo depois o Almada recebe o Ribeirão de Juçara, com cerca de doze quilômetros de extensão. Quatro quilômetros abaixo de Itajuípe deságua o Ribeirão Vai-Quem-Quer, com apenas oito quilômetros de comprimento.
Nas imediações de Banco do Pedro, deságua o Rio Mocambo, de quatorze quilômetros, reforçado pelas águas dos Rios Água Preta e Paraiso.
Sete quilômetros abaixo do Distrito Castelo Novo é a vez de receber o rio Comprido, próximo à Lagoa Encanada, alimentada pelos Rios Inhaúpe e Pipite.
Pelo seu lado direito, logo depois de Almadina, o Rio Almada recebe o Ribeirão Pancadinha, e dez mil metros abaixo, o Ribeirão do Brejo com nove quilômetros, em cuja nascente encontra-se outro marco do município, é o Ribeirão Usura, este, logo depois do Distrito de São Roque. O importante Ribeirão dos Macacos, depois de percorrer cerca de dez quilômetros, despeja suas águas logo depois de Coaraci. Esse Ribeirão nasce nos contrafortes da Serra Pedra Lascada, nome registrado nos mapas mais recentes como Serra dos Mutuns. Um pouco antes do Distrito Bandeira do Almada, um pontilhão sobre o asfalto indica a passagem do pequeno afluente de mesmo nome, e que serve de fronteira entre os municípios de Coaraci e Itajuípe. Quatro e meio quilômetros abaixo de União Queimada, o Rio Almada recebe as águas do Ribeirão Pedra Redonda, que nasce na Serra dos Mutuns. A meio caminho entre Banco de Pedro e Castelo Novo, o Rio Almada recebe o Rio do Braço formado pelo Rio Areia, Rio Jindiba, Ribeirão Cinco Porcos, Rio Limoeiro e Ribeirão dos Mutuns. Pouco antes de Sambaituba, já próximo a Ilhéus, o Rio Almada recebe os Rios Timbaíba e Tiriri reforçado pelo Rio Sete Voltas. Já quase dentro do limite urbano dessa cidade, os rios Iguape e São José, formam o Rio Fundão, onde através de um pequeno canal, faz suas águas se comunicarem com as águas dos Rios Cachoeira e Santana, transformando Ilhéus, numa ilha.

Na região coaraciense conhecida como Brejo Mole, no centro do município, temos ainda as nascentes do Ribeirão do Terto, que despeja suas águas no Rio Pontal do Sul, que tem suas nascentes na Serra do mesmo nome, abastece o Rio Gongogi, importante afluente do Rio de Contas. Na parte mais ocidental dessa Serra, estão as nascentes do Rio do Ouro, outro importante afluente do Rio Gongogi. Em épocas passadas, o Rio do Ouro serviu de fronteira natural entre os municípios de Poções e Ilhéus. O Ribeirão dos Três Braços nasce próximo a Coaraci, mas, toma o sentido norte, em direção as águas do Rio de Contas, depois de passar a leste da cidade de Itapitanga.( http://informativocultural.wixsite.com/historiasdecoaraci/o-rio-almada)


sábado, 14 de julho de 2018

PARA QUE SERVEM AS ESCOLAS? PARA QUE SERVE A EDUCAÇAO?

Para respondermos essas duas questões é um exercício muito difícil e bastante contraditório para qualquer estudante, pois o modelo de escola pública que hoje é nos apresentando é bastante decadente e nos deixa preocupados, não simplesmente pela falta de estrutura física ou despreparo/motivação de muitos professores, mas pela incapacidade real dos alunos serem impactados com o conhecimento tornando a escola uma verdadeira atrapalhação ou obrigação.
A escola, segundo a enciclopédia livre, é um local ou instituição concebida para o ensino de alunos sob a direção de professores. Em outras palavras, podemos dizer que escola é um local onde o indivíduo se prepara para a vida seguindo um caminho positivo ou negativo. Fazendo uma análise aprofundada acerca das escolas públicas ressaltamos que a mesma perdeu sua essência, seu valor e assim deixando as escolas privadas se tornarem o que podemos chamar de padrão, diante disso muitos alunos a enxerga sem perspectiva, se sentem em desvantagem, apenas passam na escola e de lá nada absorvem. Não podemos responsabilizar esse caos a escola somente e nem tal pouco os professores mas a um modelo de educação que despreza a função social, as diferentes culturas, as etnias.
Após expormos acerca da serventia da escola não poderíamos esquecer que a educação é muito valiosa pois nos dá uma noção de conhecimentos de antepassados garantindo o repasse de transformações ao longo do tempo.
Escola e educação andam juntos, mas devemos saber separar as duas, educação é instrução numa formação geral enquanto por outro lado a escola é um pedaço da educação. Segundo o filosofo, Mario Sergio Cortella, “a escola ajuda a família na educação dos filhos e não a família que tem de ajudar a escola na educação”. Diante disso afirmamos que educação começa no rol familiar e que a família tem de cumprir com o seu papel ajudando a escola lapidar os indivíduos desde a formação cultural até seu caráter que vai levar pra vida toda.
Hoje observamos que para ingressar numa universidade dentro dos melhores cursos ou áreas de melhor remuneração o indivíduo tem de ter uma educação básica bem preparada sujeitando-se ainda a passar por um processo seletivo, onde apenas os bons alunos e melhores conseguem êxito. Retrocedemos um pouco ao meado do século XIX, isso lá pros anos 50 vemos uma educação onde apenas uma parte da elite tinha acesso o índice de analfabetismo alto e o papel da família era formar o filho, que consequentemente já era inserido no mercado de trabalho. Fazendo uma comparação com a educação atual, dizemos que a escola atual está bem melhor em questão de informação, capacidade, transmissão, índice de analfabetismo reduzido, mas, com uma qualidade medíocre e uma metodologia de aplicar o conhecimento arcaica como se fosse pra esse alunado de antigamente é preciso conscientizar que não temos mais o mesmo alunado do passado.

Com a educação podemos decidir como mudar nossa vida, abrindo nossos olhos e nos ensinando a ver a vida como ela é e com clareza nos ajuda a avançar como cidadão com integralidade e caráter.
(centroedraiodesol.blospot.com)

segunda-feira, 9 de julho de 2018

Universidade e Sociedade: 5º Diario de Bordo

 Neste dia 03/07/2018 iniciou a aula propriamente dita com a explanação do tema “A Quarta Missão da Universidade" de Fernando Seabra Santos e Naomar de Almeida Filho – ex reitor da UFSB - que apresenta um panorama histórico da Universidade no Mundo Ocidental para apresentar as missões da Universidade ao longo dos séculos.
Este marco histórico nos deixa ciente que desde o seu surgimento a Universidade passou por períodos de ascensão e declínio, ocasionados por contextos econômicos, políticos e sociais distintos.
A Universidade após grande crises se ergue, e começa valorizar a cultura da sociedade em que está inserida, buscando se universalizar, intercambiando o conhecimento com outras Universidades no mundo a partir de práticas de internacionalização.
A partir desse entendimento, é possível perceber o papel da UFSB numa frase no qual foi citada em sala de aula: “Quem não é o maior, tem de ser o melhor”, apontando pros CUNIS que é a universidade inserida na comunidade deixando livre a escolha licenciatura ou Bacharel.
Vestibular.brasilescola.uol.com.br

Universidade e Sociedade: 4° Diario de Bordo

     Neste dia, 26 de Junho 2018, compreendemos através de uma aula genial e após assistirmos um pequeno vídeo a implantação da UFSB e o plano orientador da mesma.

  Foi discutido acerca dos benefícios, gastos e malefícios e nos deixou claro que estudar numa universidade pública não é privilegio pra alguns e sim direito de todos independente de sua classe social, raça, orientação sexual.
   Fizemos uma retrospectiva desde quando os primórdios criaram a escrita “Cuneiforme” até o surgimento das primeiras universidades, discutimos acerca da Revolução Russa citando como exemplo os Bolcheviques que defendiam a ideia da luta armada para conseguir poder.

              Findou aula com o vídeo “os pioneiros entusiastas da educação nova”, que nos deu uma ideia entre o ensino daquela época e o ensino na atualidade.


Cafufpr.webnode.com




quarta-feira, 4 de julho de 2018

Universidade e Sociedade: 3º Diario de Bordo

Estamos já familiarizados com o Prof Vanner Boere, neste dia 19 de junho fomos orientados a como criar um Blogger e como poderíamos personalizar deixando do nosso modo.
Com o decorrer da a aula fomos surpreendidos com uma pergunta que nos deixou intrigados: O que é universidade?, Qual o seu papel na sociedade?, foram citados vários adjetivos e o mesmo anotou no quadro as palavras que foram ditadas por alguns alunos, de repente o mesmo cita dois nomes distintos: "Neymar e Temer" discorre numa discussão onde cita que o Neymar nunca foi a universidade estudar e tem valores transformadores na sociedade enquanto por outro lado o Temer formado em Direito não aprendeu os valores e conceitos que a universidade lhe ofereceu visto por muitos como GOLPISTA.
Para encerrar a aula nos foram apresentados alguns conceitos do que vem ser a universidade dito por ilustres mestres como Boaventura de Sousa Santos.
http://zelmar.blogspot.com/



segunda-feira, 2 de julho de 2018

Universidade e Sociedade: 2° Diario de Bordo

Ops, chegou a tão esperada semana de acolhimento no campus Jorge Amado que deu início no dia 11 de junho e findou no dia 13 de junho:
11 de Junho, nesse dia logo quando chegamos estava sendo explanado uma leitura em forma de drama da obra “A secreta obscenidade de cada dia”, de Marco Antônio De La Parra. Logo após houve a leitura da carta de fundação da universidade realizada pela Vice Decana Gilmara Oliveira, dando seguimento com a Decana Ita Oliveira que falou sobre a universidade e tirou algumas dúvidas finalizando com um representante do programa de apoio a permanência que não recordo bem o nome que nos falou sobre as bolsas, os auxílios e da importância de ficar atento aos editas
12 de Junho, neste dia tivemos uma roda de conversas com os coordenadores de cada curso onde os mesmo apresentou o seu curso. Houve uma dramatização acerca da ditadura militar, muito proveitosa e esclarecedora.
13 de junho terceiro e último dia, deu início com a apresentação de um docente do curso de Arte, conterrâneo meu que nos mostrou o seu projeto através de música. Logo após o Prof. Drº Alessandro Santana, economista, falou de forma vislumbre sobre universidade e nos contou um pouco da sua história dentro da universidade, das mudanças que ocorreram, das facilidades que vieram com essas mudanças e abriu espaço há perguntas ao público.

Ida ao campus Jorge Amado em Itabuna: 

(Imagem fotografada pelo discente Miller)

Universidade e Sociedade: 1º Diário de Bordo


          Após grande apreensão e curiosidade acerca da matéria Universidade e Sociedade, tivemos uma explanação muito bem apresentada pelo professor Vanner Boere, que abordou sobre o nosso pensamento e comportamento diante da sociedade de maneira tal que pode influenciar ou mesmo sermos influenciados.
       Tivemos a oportunidade de conhecer e debater alguns cursos que a universidade oferece, desfrutamos de um documentário em inglês legendado “ What is consciounness? What is its purpose?” onde o mesmo nos dar a ideia do poder da mente.



(ramosdamente.com)


quarta-feira, 13 de junho de 2018

Experiencia do Sensivel: A cor da Terra



Terra significado único ... compreendido em  início , meio e fim!
Inicio de vida com água e barro, aplicado uma "pitada"  de amor com mão do criador um boneco se formou, um sopro bem forte em suas narinas e um milagre acontece: abre os olhos com emoção, surge o Grande Adão!!!
Emocionado com a grande criação não se sabia da decepção, criado com um livre arbítrio esse moço logo agradeceria com uma tamanha traição.
Enfim, agora estou aqui fruto dessa invenção, tentando compreender essa tal confusão: nasci numa família tradicional, situada no sul da Bahia, da pacata cidade Coaraci, sendo de início rodeado de rejeição pois não houve uma programação. Sentir todo aquele sentimento, mesmo ciente das consequências preferiu me deixar, foram centenas de tempestades, medo, arrependimento, mas, ainda não me tinha direito e mesmo assim preferiu arriscar, tirava dos olhos todo o choro e começava fazendo planos pra mim. Entregue a meus avós maternos já estou crescendo, conseguir conquistar amor, carinho, dedicação, fatores que aos poucos foi moldando meu caráter e desenvolvendo a minha personalidade. Tenho o prazer de ainda conviver num “ninho” de onde fui formado, conhecer minhas origens, desfrutar minha família. Minha terra que um dia deixaras saudades hoje vivo com tranquilidade, vejo que existe outras em imensidão mas nenhuma se compara com tua a dimensão!!



(Adelia Brunelli - o valor do barro)